Como cuidar da bateria do seu celular

tumblr_mlbkxgr5an1s466wyo1_500

Hey there!

Existem muitos mitos e verdades que sobre o carregamento de nossos aparelhos eletrônicos, que muitas vezes fazemos algo sem saber se realmente é eficientemente para a vida útil de nossas baterias. Eu mesma, sempre preguei a “cuidadosa” com meu celular e descobri que eu estava muito enganada. Então presta bem atenção nesse post porque seu aparelho irá agradecer muito as respostas para suas dúvidas.

  • Preciso esperar a bateria acabar para recarregar meu celular?

Carregar o celular frequentemente não prejudica as baterias. O ideal é que isso não aconteça. As baterias de lítio podem e devem ser recarregadas antes de ficarem abaixo dos 40% de energia. Outra recomendação dos especialistas para aumentar a vida útil é  desligar ou reiniciar o aparelho pelo menos uma vez por semana para maximizar o potencial da bateria.
A Apple diz: “Recarregue a sua bateria de íon de lítio a qualquer hora. Não há necessidade de usar 100% dela antes de recarregá-la.”

Isso porque, assim como nós humanos, os smartphones “sentem” quando ficam com pouca energia e o acúmulo desse “estresse” acaba encurtando sua vida.

  • Pode recarregar o celular a noite toda?

Os smartphones de hoje são suficientemente inteligentes para saber quando a bateria é recarregada por completo, diferentemente do que muitos acreditam, carregar o celular a noite toda não estraga a bateria. Os aparelhos deixam de receber energia quando chegam em 100% de carga.

  • Carregadores não originais danificam a bateria?

Os originais são os ideais para a recarga do telefone, porém muitas vezes são caros e procuramos outras alternativas que também funcionam. Desde que funcione e cumpra o processo de carregamento, okay! Porém, terá um desempenho pior que os originais, demorando mais tempo para completar o carregamento.

Os carregadores falsificados, sim, devem ser evitados. Testes com carregadores sem marca mostraram que muitos deles nem sequer completam a carga da bateria, e pior ainda, descumprem normas de segurança – colocando em risco a vida do usuário.

  • Posso usar o celular enquanto ele carrega? Vicia a bateria, isso? Leva choque?

Em geral, não há nenhum problema em usar o telefone enquanto ele estiver recarregando. Se o usuário utiliza um carregador de qualidade, não deve ter nenhum problema de segurança.

A Apple recomenda “deixar o telefone recarregar por pelo menos 10 minutos antes de utilizá-lo”, quando a bateria de um iPhone está praticamente vazia e ao recarregá-lo aparece uma tela preta.”Então você pode usar o telefone enquanto ele ainda estiver recarregando”, diz a empresa.
Por outro lado, usá-lo enquanto estiver recarregando não tem nenhum efeito negativo sobre o processo.

  • A bateria recarrega mais rápido no modo avião?

Se você colocar um celular para carregar no modo avião o processo será um pouco mais rápido do que o normal.
Isso porque o modo avião desativa as opções de acesso à rede 3G e ao Wi-Fi, e assim o telefone utiliza menos bateria durante o carregamento.

A desvantagem desse truque é que, enquanto o aparelho estiver no modo avião, não pode receber ligações ou acessar a internet.

  • Recarregar o celular no computador (via USB) é mais demorado?

Normalmente sim. Isso porque o tempo de carga depende da potência de sua fonte de energia. A tomada fornece uma corrente de 1.000 mA, enquanto as portas USB 2.0, as mais comuns, entregam 500 mA. Com a metade da potência, essas entradas USB de notebooks e desktops demoram o dobro do tempo de carregamento.

  • É preciso dar uma carga longa na primeira vez que usa o celular?

Não mais. Isso foi verdade há muito tempo, quando as baterias eram feitas de níquel-cádmio. Com o lítio isso não só ficou obsoleto e hoje em dia essa primeira carga longa nem é recomendável.

  • A temperatura interfere no tempo de duração da bateria?

Sim. Como dito acima, baterias que estão sendo usadas em ambientes frios têm uma queda no tempo de duração. O motivo é o mesmo que faz com que a carga se mantenha quando o dispositivo é congelado; com reações químicas mais lentas, há menos fornecimento de energia para o aparelho. Esse tipo de situação não é definitiva. Quando a temperatura volta ao normal, o desempenho da bateria também é normalizado.

O calor, por outro lado, traz danos irreversíveis. A partir dos 35ºC, cada acréscimo de 8°C diminui a vida útil da bateria pela metade. Também é importante que ela seja ventilada, sobretudo durante o carregamento, quando a bateria fica aquecida. Nessas horas, retire capas de proteção, especialmente as que vedam por completo o celular.

  • Meios para evitar o superaquecimento do celular

Uma forma de evitar o superaquecimento é tirar sua capinha enquanto ele estiver plugado.

Há vários aplicativos disponíveis para quem quer gerenciar melhor a bateria do celular. Um deles é o Snapdragon Battery Guru, disponível para Android. Desenvolvido pela Qualcomm, ele promete prolongar a duração da bateria em aparelhos que usam seu processador, um dos mais populares atualmente.

O Battery Doctor é outra solução neste sentido que pode ser usada em smarts Android e iOS. Ele mostra quanto de energia cada componente do celular está consumindo e permite diagnosticar onde há perdas desnecessárias.

 

Deixe seu comentário!
Beijão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s