O mito do shampoo sem sal

cabelo-molhado.jpg

Hey there!

Já notaram que o sal ganhou uma fama negativa quando relacionado aos shampoos? Várias marcas de shampoo fazem questão de estampar nas embalagens a expressão ‘sem sal’. Mas será que eles realmente o sal estraga o cabelo?

Dizem por aí que, para fazer bem para o cabelo, só vale a pena investir no shampoo sem sal e se você tiver progressiva então, nem sonhe em comprar um produto desses! Segundo o tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, “Não há diferença alguma entre a limpeza feita pelo shampoo sem sal e o shampoo com sal”.

Uma estratégia de marketing foi dizer que o shampoo sem sal seria melhor para quem fez escova progressiva ou coloração porque o sal tiraria ainda mais água dos fios, mas isso não procede do ponto de vista científico. O tão mal falado sal possui como função básica dar consistência ao shampoo e fazer espuma. “É um composto que não interfere na saúde dos cabelos”.

A grande questão aqui é que não existe um shampoo que seja totalmente livre de sal. Os shampoos “sem sal” podem ate não ter sal,mas possuem componentes que contém cloro com outros que contém sódio, que reage secundariamente formando assim o sal NaCl. Até existem alguns produtos limpantes para cabelo que não possuem sulfatos de sódio, logo não fazem essa reação e não formam o sal, porém são muito aguados, sem espuma, raros de encontrar e caríssimos.
Shampoo com sal estraga o cabelo?
A quantidade de sal adicionada na formulação interfere diretamente na viscosidade do shampoo. Assim a concentração de sal nos shampoos é muito pequena, ao enxaguar o cabelo em água doce praticamente todo esse sal será removido junto com as sujidades. O estudo acadêmico  chegou a conclusão que o sal não influencia na qualidade dos shampoos. Então a expressão “sem sal” nas embalagens pode ser considerada uma jogada de marketing, porque o sal presente nas formulações não danificam as fibras capilares, não estragam os cabelos. Shampoo sem sal é mito!
Beijão
Deixe seu comentário
Anúncios

2 comentários sobre “O mito do shampoo sem sal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s